A importância da frequência de homens e mulheres no urologista.
- Leonardo Gagliardi
- 23 de out. de 2018
- 2 min de leitura

A urologia é a especialidade médica que estuda e trata as doenças do sistema urinário de ambos os sexos e também é responsável pelo sistema reprodutor masculino.
O urologista tem como reponsabilidade cuidar dos órgãos reprodutores masculinos, realizando exames de diagnostico, oferecendo conhecimentos para prevenção de doenças. As mulheres também tratam o sistema urinário assim como os homens com o médico da área, ele solicita exames de diagnósticos para saber como estão os órgãos, se ocorre risco de paciente obter doenças como câncer de bexiga e infecções urinarias. Até mesmo observando antes para prevenir essas doenças.
Não apenas para tratar essas doenças ou prevenir o urologista trata também dos órgãos como próstata, rins, bexiga, testículos, pênis, uretra, ureter, glândulas adrenais e epidídimo, onde se concentra os espermatozoides.
Algumas doenças como impotência sexual, ejaculação precoce, infertilidade, pedra nos rins, infecções, inflamações, são tratadas com o médico urologista. A ejaculação precoce é um dos problemas sexuais mais comum em homens afetando cerca de 20 a 30% deles.
Para os homens ir ao urologista é recomendado pelo menos uma vez ao ano, realizando exames de prevenção como o toque retal, o exame é feito para verificação na próstata que podem indicar câncer de próstata. Deve-se se consultar também quando apresentar sintomas que envolvam os órgãos reprodutores e sintomas do sistema urinário, dor nos rins, dores durante relações sexuais e DST´S, doenças essas que podem ser transmissíveis e causar risco na vida de outras pessoas.
Homens acima de 50 anos devem ir mesmo que não haja sintomas, como relatado acima pelo fato do câncer da próstata. Podendo ter casos dessa doença na família o recomendado ir uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade. A provida conta com os melhores médicos para você cuidar do seu sistema urinário e de seus órgãos reprodutores. Entre em contato conosco para saber mais sobre o tema.
Comments