Os riscos da Obesidade
- Leonardo Gagliardi
- 10 de out. de 2018
- 2 min de leitura

A obesidade tem como uma das principais causas o acumulo de gordura no corpo, ocasionado pelo consumo extra de calorias diariamente, sem contar com uma dieta balanceada com nutrientes e vitaminas. A ingestão excessiva de calorias ultrapassando o valor energético gasto pelo corpo pode causar a obesidade. Esse insumo excessivo de gordura pode trazer com ele outras doenças, como diabetes tipo 2, doenças de coração, pressão alta, artrite, apneia e derrame. Essas doenças podem não estar desenvolvidas em seu corpo nesse instante, porém há tendências de aparecer, caso não mude sua rotina e hábitos alimentares. O exercício ajuda a prevenir casos de obesidade ou até mesmo combate-lo, a obesidade também pode ser genética.
Para combater ou prevenir essa doença basta se exercitar e manter uma rotina saudável com hábitos alimentares corretos, o segredo está em ingerir menos calorias do que o seu corpo gasta diariamente. Com uma vida corrida é muito complexo manter uma balança em equilíbrio, porém devemos sempre lembrar que com alguns esforços conseguimos.
A obesidade infantil é causada da mesma forma, quando uma criança está com peso maior que o recomendado para sua idade e altura. O IBGE, mostrou uma pesquisa que a cada três crianças, uma está pesando mais que o recomendado para ela. Esses quilos a mais podem causar grande impacto na sua vida adolescente e adulta, acarretando doenças desde novo. Levando também a sua baixa autoestima e depressão.
A obesidade tem três classes e são diversificadas nessas seguintes formas:
Homogênea: Aonde a gordura está localizada de forma homogênea, em todos os membros do corpo.
Androide: É a obesidade em sua forma de maça, tem mais tendência no gênero masculino ou mulheres com menopausa e desse modo a concentração da gordura é na região abdominal e torácica, impactando mais os riscos cardiovasculares.
Ginecoide: Conhecida pelos médicos como forma de pera, tem características maiores no sexo feminino, onde o acumulo de gordura se encontra na região inferior do corpo, se concentrando nas nádegas, quadril e coxas. Tem prevalências de artrose e varizes.
Comments