Os riscos do álcool a sua saúde
- Leonardo Gagliardi
- 4 de dez. de 2018
- 1 min de leitura

Com o clima quente do verão é comum sair do trabalho e marcar aquele happy hour com os colegas, nas confraternizações de fim de ano ou mesmo em encontros amorosos são ocasiões em que nós ingerimos bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e até whisky.
O numero de brasileiros que bebem aumentou muito nos últimos anos, contudo o consumo leve ou moderado do álcool, com intervalos de no mínimo dois dias na semana, podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Além desse risco, doenças no fígado, neuropatias, osteoporose, câncer e até prejuízos no cérebro são provocados pela bebida. Seus efeitos provocam lentidão ao falar, visão distorcida e danos a memória. As mulheres estão ainda mais suscetíveis que os homens, por questões imunológicas que as tornam mais sensíveis a bebida.
A partir do momento em que a quantidade e frequência do consumo de álcool assume destaque na vida do indivíduo, pode provocar dependência e descontrole ao beber. Todo consumo de álcool não é livre risco à saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O álcool deve ser evitado não apenas pelos alcoólatras, mas pessoas que forem dirigir e por grávidas também. Seus sintomas são psicoativos sendo prejudicial no trânsito, no caso das grávidas pode comprometer na formação e no desenvolvimento mental do bebê.
A Provida não recomenda bebida, mas em caso consuma algum álcool, saiba quando parar e evite se embragar, mantenha a saúde está acima de qualquer coisa.
Comments